Via Varejo disponibiliza 100 coletores de lixo eletrônico no Brasil

/, Nosso Planeta, Sustentabilidade/Via Varejo disponibiliza 100 coletores de lixo eletrônico no Brasil

A Via Varejo terminou o ano de 2019 com a implementação de 100 coletores de lixo eletrônico espalhados pela cidade de São Paulo. A ampliação faz parte do projeto Reviva, que teve início em 2015.

O avanço começou em outubro do ano passado, quando a companhia passou de 6 para 32 coletores e recolheu cinco toneladas de resíduo eletrônico. Anualmente o programa recicla cerca de 10 mil toneladas de materiais.

Nosso planejamento era chegar aos 100 pontos de coleta ainda em 2019 e estamos muito contentes por termos atingido essa meta, que nada mais representa tornar mais acessíveis aos nossos clientes e à população em geral os pontos para descarte correto dos eletrônicos, destaca Hélio Muniz, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Via Varejo.”

Pioneira na implantação dos coletores, a empresa possui pontos de coleta instalados nas unidades Casas Bahia e Pontofrio. “Além da ampliação dos pontos de coleta, intensificamos o Reviva, nosso programa de reciclagem e que hoje abrange 100% da nossa operação, incluindo lojas Casas Bahia e Pontofrio, CDs, fábrica e matriz”, explica Muniz.

 

CENÁRIO PREOCUPANTE

O destino dos lixos eletrônicos produzidos pela população virou um desafio constante e preocupante no mundo. De acordo com uma pesquisa da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, mais de 44 milhões de toneladas de lixo eletrônico e elétrico foram produzidas globalmente até 2017.

Se a situação continuar nesta frequência, o nível de produção de lixo eletrônico global deverá alcançar 120 milhões de toneladas ao ano em 2050.

Atualmente menos de 20% do lixo eletrônico é formalmente reciclado, com os 80% restantes indo principalmente para aterros, o que preocupa muito, já que a presença de lixo eletrônico em aterros contamina o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco sistemas de fornecimento de alimentos e recursos hídricos.

PARCERIA COM GREEN ELETRON

A iniciativa tem a parceria da Green Eletron, a maior gestora de logística reversa de eletroeletrônicos do país focada em sustentabilidade.

A empresa realiza a coleta e colabora com toda a logística reversa do projeto, enviando os materiais coletados para recicladoras, que transformam itens como telefones, pilhas, impressoras, computadores e televisores em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: ConsumidorModerno.com.br

2020-01-17T08:30:33+00:00