Série aborda histórias de mulheres que lutaram por direitos civis nos EUA

//Série aborda histórias de mulheres que lutaram por direitos civis nos EUA

O rapper Jay-Z e o ator Will Smith estão produzindo uma série para o canal ABC sobre mulheres que atuaram no movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.

Com o nome de ‘Women Of The Movement’ (Mulheres do Movimento, em tradução livre), a série contará a história de mulheres negras com papel histórico na luta pela igualdade entre brancos e negros no país.

A primeira temporada, que conterá oito episódios, irá contar a história de Emmett Louis Till, e sua mãe, Mamie Till. Emmett foi assassinado em 1955, aos 14 anos de idade, na cidade de Money, Mississipi, após ter supostamente assoviado para uma mulher branca, Carolyn Bryant. Tempos depois, Carolyn admitiu que havia mentido.

O jovem foi torturado, baleado na cabeça e jogado no rio Tallahatchie. Após o corpo ter sido reconhecido, a recomendação era que o caixão ficasse fechado, por conta da situação do corpo. No entanto, a mãe insistiu em deixar o caixão aberto para que as pessoas tirassem fotos e vissem o que havia acontecido com o seu filho. Isso gerou grande repercussão nos Estados Unidos, contribuindo para o crescimento do movimento pelos direitos civis.

Três meses após a morte de Emmett, outro episódio importante na luta pelos direitos civis dos negros ocorreu: Rosa Parks se recusou a se levantar do ônibus para uma pessoa branca. Após o momento histórico, a ativista disse que resistiu a essa opressão por conta do que havia acontecido com o jovem.

A série foi baseada no livro ‘Emmett Till: The Murder That Shocked the World and Propelled the Civil Rights Movement’ (Emmett Till: O Assassinato Que Chocou o Mundo e Deu Início ao Movimento dos Direitos Civis) e ainda não tem data definida para o lançamento.

Fontes: Billboard e CNN

2019-08-16T16:46:12+00:00