Saiba mais sobre o Parque Fazendinha do Jardim Colombo

//Saiba mais sobre o Parque Fazendinha do Jardim Colombo

No Jardim Colombo não tem parque nem praça, mas tinha um lixão. Limpamos o terreno, e agora precisamos da sua ajuda para transformar ele no Parque Fazendinha!

 

wOY2VZU.jpg

Foto do Fazendinha depois dos mutirões de dezembro de 2017

 

 

Jardim Colombo e o Fazendinha

O Jardim Colombo é uma comunidade com 15.000 habitantes e nenhum espaço público para usar. Ali existe um terreno municipal de 1000m² que estava abandonado e sendo usado como lixão há 15 anos. O lugar é conhecido como Fazendinha pelos moradores – antes, criavam animais ali. No fim de 2017, teve início um movimento de mobilização para fazer dele um parque. Foram feitos mutirões e o terreno está quase limpo. Mas, para terminar de transformar o terreno num espaço de lazer dos moradores e mantê-lo limpo e adequado para o uso, precisamos do seu apoio financeiro!

lZol4qK.jpg

Oficina para criação do cartaz do Fazendinhando – Festival de Artes do Jardim Colombo

 

 

O que já fizemos?

Desde o fim de 2017, apenas com a colaboração voluntária de moradores e parceiros, já conseguimos realizar muita coisa: tiramos quase 40 caminhões de entulho do terreno; executamos muros-arquibancadas que servem ao mesmo tempo para estabilizar o terreno, para sentar e para facilitar o acesso às partes planas do terreno, servindo como escadas; adaptamos as planas do terreno para o uso instalando nelas plataformas feitas de pallets de madeira reaproveitados; realizamos oficinas de coleta de ideias para o parque, de fotografia, de grafite, de execução de mobiliário urbano como bancos e vasos usando material reaproveitado, e isso é só o começo!

OmegZbg.jpg

Foto do Fazendinha logo antes dos mutirões de dezembro de 2017

O que ainda queremos fazer?

E agora? Para terminar a limpeza do terreno, plantar mais árvores frutíferas e ornamentais, instalar mais bancos, uma horta comunitária, fazer mais muros-arquibancadas de estabilização do solo e fazer a manutenção do parque, estamos procurando um financiamento recorrente! Queremos contratar de um a três moradores para estarem no Parque Fazendinha diariamente limpando, plantando, fazendo a zeladoria e também dando oficinas de horta, jardinagem, mobiliário, reciclagem e meio ambiente. O dinheiro será usado para pagar os moradores e comprar o material de trabalho – plantas, terra, adubo, carrinho de mão, enxada, lixas, martelos, pregos etc. Até hoje, temos conseguido tudo que precisamos pedindo doações e empréstimos, mas isso torna o trabalho lento e imprevisível. Com o financiamento recorrente, teremos um trabalho constante e muito mais ágil. Em um ano, conseguiremos completar a transformação do terreno em um parque para a comunidade do Jardim Colombo!

PBEtUz7.jpg

Oficina de paisagismo – execução de mureta de contenção e escadaria de acesso ao terreno com pneus descartados

 

 

Mais do que um Parque!

Com o Parque Fazendinha, não queremos apenas transformar aquele terreno, e sim a relação da comunidade do Jardim Colombo com todos os seus espaços públicos. Hoje, há moradores que ajudam muito a tornar os espaços públicos agradáveis – descartando o lixo sempre nos pontos de coleta, mantendo as calçadas limpas, plantando nas suas varandas -, mas também há moradores que fazem o contrário, e os maus exemplos às vezes se sobressaem. A mobilização em torno do Parque Fazendinha é totalmente baseada na participação da comunidade, e dando uma plataforma para que os moradores com mais consciência comunitária possam dar o exemplo e ensinar os outros.

xVA9boZ.jpg

Oficina para criação do cartaz do Fazendinhando – Festival de Artes do Jardim Colombo

 

Para saber mais e apoiar acesse: https://www.benfeitoria.com/parquefazendinha

2018-08-10T12:20:54+00:00