Publicação reúne artigos sobre Organizações da Sociedade Civil

//Publicação reúne artigos sobre Organizações da Sociedade Civil

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou a 20ª edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi). O boletim reúne diversos artigos de pesquisadores que estudam a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil.

Além de um amplo estudo sobre essas organizações, o boletim traz informações sobre os esforços realizados para aprimorar e qualificar o conhecimento produzido pelo terceiro setor.

O Boletim de Análise Político-Institucional está dividido em três partes, com um total de 11 artigos. A primeira parte se chama ‘O que sabemos sobre as Organizações da Sociedade Civil? Estudos sobre o perfil das OSCs e mecanismos de fortalecimento da transparência no Brasil‘.

Nesta primeira seção, artigos abordam a metodologia da pesquisa ‘Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil’ (FASFIL), o investimento social privado e a tecnologia por trás do Mapa das OSCs (Ipea).

A segunda parte, Trabalho nas OSCs: avanços e desafios‘, trata das configurações de trabalho e relações formais nas organizações, passando por questões como perfil demográfico de trabalhadores do terceiro setor e Lei de Cotas.

Por fim, a terceira parte,Sustentabilidade das OSCs: estratégias e limites”, aborda os principais desafios do terceiro setor no atual contexto brasileiro.

O estudo foi idealizado pelo Grupo de Conhecimento no Investimento Social Privado (ISP), com a ideia de reunir dados e informações sobre o terceiro setor no Brasil, além de fomentar um ambiente de troca, cooperação e articulação entre as instituições.

Participam do grupo entidades como Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Comunitas; Fundação Getúlio Vargas (FGV); Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto de Cidadania Empresarial (ICE); Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Rede de Filantropia para a Justiça Social; e Wings.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Observatorio3Setor

2019-07-29T12:34:49+00:00