O Prosas é uma plataforma que conecta projetos de impacto social em busca de recursos e patrocinadores. E o blog do Prosas tem um ‘Guia completo sobre editais na área social’.
O guia serve de direcionamento para quem está pensando em se inscrever em um edital ou em criar um.
Editais são chamadas públicas em que as regras e o funcionamento de um processo seletivo são expostos e explicados. Os critérios de seleção e avaliação também são transmitidos pelo edital.
Os editais são úteis em diversas situações, como a aplicação de um concurso público ou a seleção de um fornecedor de determinado produto.
Os editais também podem ser de grande utilidade para a captação de recursos no Terceiro Setor, já que muitos financiadores escolhem projetos por meio de editais, como forma de garantir a transparência e a democracia. Esses financiadores podem ser órgãos públicos, empresas ou fundações.
O guia apresenta os elementos mais comuns na composição de um edital, formando uma lista de 10 itens.
- Apresentação da organização financiadora e dos objetivos da realização do edital
- Natureza dos recursos que serão destinados aos selecionados
- Natureza dos candidatos que serão selecionados
- Prazo para a submissão da assinatura e envio dos projetos
- Forma de envio das propostas pelos interessados
- Critérios de avalização das propostas
- Características das propostas que NÃO serão selecionadas
- Documentos complementares que serão solicitados
- Etapas e fluxo de avaliação das propostas recebidas
- Canais de comunicação para dúvidas e esclarecimentos.
No cenário atual, existem vários canais de divulgação e promoção destes editais, como a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. O Prosas é outro exemplo de plataforma que divulga editais: sua Central de Editais conta com 24 novos itens por semana. O Observatório do Terceiro Setor também divulga diversas oportunidades do tipo na sua seção de notícias.
De acordo com o Prosas, 46% dos editais divulgados em 2017 eram voltados para a área de Cultura e Artes. Além disso, 54% dos projetos selecionados eram voltados para três perfis de público: Juventude (19%), Infância e Adolescência (18%) e Mulheres (17%).
Entre as dicas oferecidas pelo Prosas estão:
- Os editais costumam se repetir todos os anos
- Não deixe para fazer a inscrição da proposta de última hora
- Aceitar que nem todo edital é adequado para o seu projeto
- Sempre leia o regulamento (Muito importante)
- Tenha sempre a documentação em dia.
No âmbito empresarial, as empresas têm sido mais cobradas por transparência e cidadania pela sociedade. Assim, muitas empresas têm optado por editais para deixar seus processos de seleção às claras.
No âmbito governamental, a implantação da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil) estabeleceu uma série de regras para as parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, incluindo a necessidade de os órgãos públicos promoverem chamadas públicas para seleção dos parceiros.
Para conferir o guia na íntegra, clique aqui.
Texto: Mariana Silva Fonte: Observatorio3Setor