Investigar a fauna, flora, vestígios arqueológicos e comunidades ribeirinhas na Amazônia é uma oportunidade promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que oferece nove bolsas de pesquisa científica. As vagas são para pesquisadores, técnicos e especialistas que trabalharão em projetos que visam entender a biodiversidade e os modos de vida do bioma amazônico. As inscrições irão até 04 de agosto.
Os valores das bolsas vão de R$ 2.860 até R$ 4.160. As nove bolsas são divididas em cinco projetos que abarcam as áreas de Biologia, Ciências Sociais, Geografia, Economia, Gestão Ambiental, Arqueologia, entre outros. Estes são: Biodiversidade e Ecologia de Espécies Amazônicas, Organização Social e Governança Socioambiental, Práticas Arqueológicas e Gestão de Patrimônio Cultural e Geotecnologias e Gestão Territorial.
Entre os diversos projetos de pesquisas, há investigações sobre filhotes de peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), ecologia e conservação do macaco uacari (Cacajao calvus), uso da energia fotovoltaica em comunidades ribeirinhas, saberes de parteiras tradicionais e sítios arqueológicos da região.
O candidato deve ter disponibilidade para residir na cidade de Tefé (AM), onde fica a sede do Instituto Mamirauá e, sempre que necessário, viajar às unidades de conservação onde o instituto realiza suas pesquisas para acompanhar ou desenvolver atividades de campo.
Informações estão disponíveis na Chamada Pública nº 05/2019: https://bit.ly/2K2akG2