Professora lança livro sobre a história de uma princesa negra

/, News/Professora lança livro sobre a história de uma princesa negra

Crédito de Imagem: Divulgação

 

O livro ‘Alafiá, a princesa guerreira’ narra as aventuras e a trajetória de uma princesa negra do antigo reino de Daomé, que acabou sendo escravizada e trazida para o Brasil durante a “colonização” portuguesa.

A princesa guerreira e quilombola Alafiá é uma personagem fictícia, que nasceu em 2003 como um conto escrito pela professora Sinara Rúbia, durante a construção da monografia do curso de letras, na Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Sinara também estava preocupada com a construção da identidade da filha, devido à falta de personagens e histórias que colocassem o negro como protagonista e abordassem a origem africana e a trajetória de escravidão.

Para a monografia, Sinara buscou entrevistar meninas negras entre 5 e 12 anos que estudassem em escolas públicas de Petrópolis (RJ).

A partir dessas entrevistas, a professora notou os impactos causados nas crianças por só terem contato com personagens brancos nas histórias. Essa ausência era algo marcante na construção de suas identidades.

Sinará ministra cursos de contação de histórias negras e de literatura juvenil. Seu livro foi publicado pela Editora Nia Produções Literárias.

Para mais informações sobre o livro e para adquiri-lo, acesse facebook.com/NiaProducoesLiterarias/.

 

 

 

 

 

 

Texto: Mariana Lima

Fonte: Observatorio3Setor

2019-06-26T07:47:07+00:00