
Divulgação
A Pipe Social, plataforma que conecta negócios de impacto, lançou na última terça-feira (19), no CIVI-CO, o 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental. A pesquisa foi realizada de outubro a dezembro de 2018 e mapeou 1.002 negócios de impacto no Brasil
Em comparação ao Mapa de 2017, Lívia Hollerbach, co-fundadora da Pipe Social, aponta que houve um aumento considerável em duas áreas de impacto: Tecnologias Verdes e Cidadania. “a área de Tecnologias verdes aumentou 16% e Cidadania aumentou 15%. Esses aumentos são relacionados ao fortalecimento do setor em muitas regiões, como norte e nordeste”.
As três áreas em que há mais negócios de impacto são Tecnologias Verdes (46%), Cidadania (43%) e Educação (36%). Lívia coloca que “as áreas Saúde, Serviços Financeiros e Cidades se mantiveram estáveis”.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O mapa também trouxe dados dos negócios de impacto atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS).
Segundo o estudo, 38% dos negócios de impacto no Brasil estão atrelados a produção e consumo sustentável. Em seguida, vêm os negócios voltados para Cidades e comunidades sustentáveis (37%) e Saúde e bem-estar (32%).
Negócios de Impacto pelo Brasil
O Sudeste do Brasil continua sendo a região com maior número de negócios sociais, segundo o Mapa, com 62% dos negócios sociais do país. Ainda sobre a região sudeste, 38% das organizações estão instaladas em São Paulo, 12% no Rio de Janeiro, 11% em Minas Gerais e 1% no Espírito Santo.
A segunda região com mais negócios de impacto é a Sul, com 14%. Em seguida, vêm Nordeste (11%) e Norte (7%).
Perfil do empreendedor de impacto
O estudo aponta que 32% dos fundadores de negócios de impacto são apenas homens e 18% dos negócios têm mais fundadores homens que mulheres.
Outros 22% possuem fundadores mistos, 22% têm apenas mulheres como fundadoras e 8% têm mais mulheres do que homens fundadores.
Em relação a fundadores de negócios de impacto com mais de 60 anos, Lívia conta que, no 1º Mapa de Negócios de Impacto, o número era zero. No segundo Mapa, estes empreendedores são 5%.
Para mais detalhes do estudo, o 2º Mapa Negócios de Impacto está disponível no site da Pipe Social.
Fonte da Matéria: Observatorio3Setor