Pipe Social lança 2º Mapa de Negócios de Impacto em São Paulo

//Pipe Social lança 2º Mapa de Negócios de Impacto em São Paulo

Divulgação

 

A Pipe Social, plataforma que conecta negócios de impacto, lançou na última terça-feira (19), no CIVI-CO, o 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental. A pesquisa foi realizada de outubro a dezembro de 2018 e mapeou 1.002 negócios de impacto no Brasil

Em comparação ao Mapa de 2017, Lívia Hollerbach, co-fundadora da Pipe Social, aponta que houve um aumento considerável em duas áreas de impacto: Tecnologias Verdes e Cidadania. “a área de Tecnologias verdes aumentou 16% e Cidadania aumentou 15%. Esses aumentos são relacionados ao fortalecimento do setor em muitas regiões, como norte e nordeste”.

As três áreas em que há mais negócios de impacto são Tecnologias Verdes (46%), Cidadania (43%) e Educação (36%). Lívia coloca que “as áreas Saúde, Serviços Financeiros e Cidades se mantiveram estáveis”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O mapa também trouxe dados dos negócios de impacto atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS).

Segundo o estudo, 38% dos negócios de impacto no Brasil estão atrelados a produção e consumo sustentável. Em seguida, vêm os negócios voltados para  Cidades e comunidades sustentáveis (37%) e Saúde e bem-estar (32%).

Negócios de Impacto pelo Brasil

O Sudeste do Brasil continua sendo a região com maior número de negócios sociais, segundo o Mapa, com 62% dos negócios sociais do país. Ainda sobre a região sudeste, 38% das organizações estão instaladas em São Paulo, 12% no Rio de Janeiro, 11% em Minas Gerais e 1% no Espírito Santo.

A segunda região com mais negócios de impacto é a Sul, com 14%. Em seguida, vêm Nordeste (11%) e Norte (7%).

Perfil do empreendedor de impacto

O estudo aponta que 32% dos fundadores de negócios de impacto são apenas homens e 18% dos negócios têm mais fundadores homens que mulheres.

Outros 22% possuem fundadores mistos, 22% têm apenas mulheres como fundadoras e 8% têm mais mulheres do que homens fundadores.

Em relação a fundadores de negócios de impacto com mais de 60 anos, Lívia conta que, no 1º Mapa de Negócios de Impacto, o número era zero. No segundo Mapa, estes empreendedores são 5%.

Para mais detalhes do estudo, o 2º Mapa Negócios de Impacto está disponível no site da Pipe Social.

 

 

Fonte da Matéria: Observatorio3Setor

2019-03-22T11:28:38+00:00