Novo guia de práticas pedagógicas estimula educadores

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Nave Praticas Pedagogicas NAVE

Livro digital terá download gratuito em plataforma do MEC e no site do Oi Futuro . (crédito da imagem: divulgação)

 

O instituto Oi Futuro lança E-NAVE 2 Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras, um livro digital que reúne 45 práticas pedagógicas desenvolvidas e testadas nas escolas do programa Núcleo Avançado em Educação (NAVE). Seu objetivo é inspirar educadores de toda a rede pública e privada do país a inovarem. Será distribuído gratuitamente por meio da Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais do MEC e por download gratuito no site do Oi Futuro.

O e-book oferece 45 atividades do tipo mão na massa, de todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares, da formação geral básica e da formação profissional e tecnológica, que podem ser adaptadas, conforme a realidade de cada escola, mesmo com pouco ou nenhum recurso tecnológico.

Essas práticas são orientadas para atender às 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. Há diferentes ferramentas sugeridas, como poesia visual, design thinking, metodologia ágil, modelagem 3D e memes, além de práticas que trabalham a trajetória e a identidade dos estudantes, utilizando fotografia, árvores genealógicas e projetos de vida, entre outros exemplos.

A primeira edição do guia, lançada em 2018, teve mais de 2.300 downloads e foi acessada por educadores de todas as regiões do país.

O NAVE é o programa ensino médio integrado à educação profissional do instituto Oi Futuro, que já formou mais de 2,5 mil jovens em 13 anos de atuação, com escolas no Rio de Janeiro e Recife. Criado pelo instituto de Inovação e Criatividade da Oi em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas, no Rio (Colégio Estadual José Leite Lopes) e em Recife (Escola Técnica Estadual Cícero Dias), com foco nas economias criativa e digital. As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de cursos de formação oferecidos a educadores da rede pública e de publicações como o “E-NAVE”, disponibilizadas gratuitamente.

Nesta segunda edição do guia, educadores do NAVE apresentam atividades com estratégias para engajar o aluno do século 21 e ideias, divididas em seis capítulos: 1) Escola é Vida; 2) Diferenças Extraordinárias; 3) Jogando se Aprende; 4) Juntos Aprendemos; 5) #Culturajovem e 6) Desafio, Lógica e Argumentação. Resumidamente, eles possuem as seguintes abordagens:

1. Escola é Vida: Para a formação de sujeitos críticos e autocríticos, as atividades são voltadas para a reflexão sobre trajetórias, identidades e orientação vocacional dos jovens. Exemplos: O que eu quero aprender? (projetos individuais de aprendizagem autônoma); Família Dá em Árvore (construção de árvores genealógicas aplicando conhecimentos de biologia); Fotocabine (retratos estimulam reflexões sobre identidades juvenis); Eu, a vida e Poesia visual (poesias visuais articuladas com conhecimentos sobre o movimento literário simbolista e as vanguardas europeias).

2. Diferenças Extraordinárias: Este capítulo reúne atividades que valorizam a diversidade e acolhem as diversas formas e ritmos de aprendizagem. Exemplos: Empatia em Tudo (ferramentas de design thinking para aprender sobre empatia); As Extraordinárias (projeto de comunicação criativa a partir do estudo de biografias de mulheres brasileiras).

3. Jogando se Aprende: Nesse capítulo, professores indicam estratégias de gamificação para motivar competências dos estudantes na resolução de problemas da escola e de diversas áreas do conhecimento. Exemplos: EduLarp Bio (vivência de RPG para ensinar citologia); Ludoescola (intervenções gamificadas para solucionar problemas reais); Liga da defesa (jogo de construção de personagens nos mecanismos de defesa do corpo humano).

4. Juntos Aprendemos: Este capítulo apresenta práticas que estimulam a colaboração e a construção coletiva de conhecimento. Exemplos: Mapeando ideias (mapas mentais para a construção colaborativa de conhecimentos); Comunidade da leitura (criação de comunidade virtual para compartilhar resenhas literárias).

5. #Culturajovem: O uso das tecnologias digitais e a integração de linguagens estimulam mudanças nas formas de apresentar conteúdos. Exemplos: Memes Fabulosos (fábulas de memes articuladas com fatos sociais contemporâneos); (Evoanimada (construção de infográficos sobre evolução das espécies a partir de referências de desenho animado).

6. Desafio, Lógica e Argumentação: Neste capítulo, são apresentados projetos e experiências multidisciplinares que exercitam a argumentação, análise, síntese, construção de modelos e categorização. Exemplos: Pensamento Ágil (resolução de problemas em equipe utilizando metodologia ágil de desenvolvimento de softwares); Célula comestível (construção de modelos 3D de células utilizando alimentos como ingredientes).

Acesse aqui a publicação no site da Oi Futuro: https://oifuturo.org.br/e-nave/

2019-10-22T19:01:34+00:00