Loja criada por irmãs vende bonecos inclusivos em São Paulo

/, News, Solidariedade/Loja criada por irmãs vende bonecos inclusivos em São Paulo

As irmãs e empresárias Joyce Venancio, Maria Cristina Venancio e Lucia Venancio criaram uma loja com bonecas inclusivas. Entre as peças é possível encontrar bonecos negros (com dread, trança raiz e black power), com síndrome de Down, cegos, amputados, com vitiligo e lábio leporino.

A inspiração das empresárias veio da própria experiência pessoal delas. As jovens sofreram muito por não se verem representadas nos brinquedos quando crianças, mas a avó, sensibilizada pela situação, criou bonecas para elas.

A avó foi uma pessoa fundamental na educação das três. Em diversos momentos, a avó conversava sobre os obstáculos que as meninas iriam enfrentar por serem negras. Ela também as empoderava dizendo o quanto eram bonitas e inteligentes, e as incentivou a estudar para que no futuro tivessem dinheiro para frequentar os espaços que desejassem.

As três acabaram seguindo rumos diferentes em suas carreiras, mas em 2000 se uniram para abrir a loja de brinquedos Preta Pretinha, localizada no Alto de Pinheiros, zona oeste do município de São Paulo.

A iniciativa toma todo o cuidado para que os brinquedos não sejam estereotipados, principalmente no caso das bonecas negras.

Por mês, são produzidos em média 1.200 bonecos. Os preços variam de R$ 10 a R$ 200. A loja também produz bonecos personalizados, que são feitos sob medida, e com preços negociáveis. Para mais informações, acesse o Facebook ou o site da loja.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: R7

2019-08-07T12:05:10+00:00