Livro infantil ensina crianças a combaterem notícias falsas

//Livro infantil ensina crianças a combaterem notícias falsas

 

Atualmente, com a tecnologia e as redes sociais, as crianças têm acesso a todo tipo de informação. Pensando nisso, o jornalista Marcelo Duarte criou o ‘Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News’, livro que informa crianças e adolescentes sobre o que são as notícias falsas.

A obra é protagonizada pelo grupo de amigos Pudim, Isabela, Débora e Leonardo. A história começa quando eles precisam realizar um trabalho escolar sobre as notícias falsas. Ao criarem o Esquadrão Curioso, os jovens se unem para desvendar as mentiras do vilão Fake Nilson e seu assistente, Engodo.

Para escrever o livro, o jornalista consultou o site E-farsas, que se dedica a desmentir mentiras que estão presentes nos veículos de comunicação e nas redes sociais.

É importante ressaltar que Marcelo separou apenas fake news relacionadas ao universo de crianças e adolescentes. Os boatos são os mais diversos e vão desde um ataque de discos voadores até uma capa que deixa pessoas invisíveis.

Além de ensinar as crianças a checarem as fontes das informações que elas recebem, a obra também aborda como é possível detectar os sinais de que uma notícia é falsa.

O preço do livro pela editora Panda Books é R$ 29,90.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Carta Capital

2019-08-19T11:19:08+00:00