Lançado o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

//Lançado o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Divulgação

 

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade, instituído pelo Decreto nº 58.180, de 05 de abril de 2018, é uma política de reconhecimento de boas práticas de promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade, implementadas por organizações públicas e privadas que atuem na cidade de São Paulo.

Diante do cenário de desigualdades no acesso e permanência  no mercado de trabalho e no exercício da cidadania, é fundamental promover a igualdade em direitos e o respeito à diversidade nas organizações.  Faz-se necessário garantir que grupos sociais em situação de vulne­rabilidade tenham mais oportunidades de inclu­são na força de traba­lho e sejam beneficiários de ações específicas.

Dessa forma, o objetivo do Selo é incentivar e valorizar iniciativas de promo­ção da diversidade e inclusão no mercado de trabalho, por meio de dois eixos centrais: o  reconhecimento e da difusão de práticas inovadoras e a formação de uma rede de organizações premiadas.

As organizações, cujas práticas serão reconhecidas pelo Selo farão parte de uma rede de acompanhamento, visando à troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.

Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC),  o Programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade é uma das 53 metas do Programa de Metas 2017-2020 da Prefeitura de São Paulo.

 

A SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo foi criada em 2013, por meio do Decreto nº 53.685, e reestruturada em 2018 por meio do Decreto nº58.123.

Dentre suas finalidades, a SMDHC  é responsável por elaborar projetos e programas que promovam uma sociedade mais justa, apresentando propostas que assegurem a igualdade de condições, a justiça social e a valorização da diversidade, além de estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, com vistas a promover projetos voltados à efetivação de direitos humanos, cidadania e participação social, nas áreas afetas às suas atribuições.

A Secretaria é composta por coordenações e departamentos que atuam em 12 áreas distintas:

  • Criança e Adolescente;
  • Educação em Direitos Humanos, incluindo Diálogo Social, Direitos à Cidade e Memória e Verdade;
  • Idosos
  • Igualdade Racial;
  • Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente;
  • Juventude;
  • LGBTI;
  • Mulheres;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Pessoas usuárias de álcool e drogas.

Entendendo a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade conta com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

A SMPED tem como missão promover a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência. Assim, compete a ela conduzir, executar e articular as ações governamentais entre os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de São Paulo e os diversos setores da sociedade, visando à implementação da política municipal para as pessoas com deficiência.

 

MGN CONSULTORIA

O Selo conta com a parceria da MGN Consultoria, que apoia o desenho e implementação da primeira edição do Programa, por meio do Termo de Doação SMDHC/013/2017.

A MGN Consultoria é uma empresa especializada em gestão de projetos para transformação social. Para isso, atua nas áreas de Responsabilidade Social, Voluntariado Empresarial, Educação e Diversidade, oferecendo soluções que envolvem desde a estratégia até a execução. Com abrangência nacional e latino-americana, tem desenvolvido projetos com importantes fundações, institutos e empresas.

 

 

Para saber mais sobre o conteúdo clique Aqui.

2018-07-11T16:56:25+00:00