Lab Habitação está com inscrições abertas para negócios sociais

/, News, Solidariedade, Sustentabilidade/Lab Habitação está com inscrições abertas para negócios sociais

Até o dia 12 de setembro, negócios de impacto social com foco em habitação podem se inscrever no programa Lab Habitação – Inovação e Moradia,  promovido pela Artemisia e pela Gerdau.

O objetivo do programa é promover soluções de impacto social que auxilem a tornar as moradias de milhares de brasileiros mais salubres, dignas e confortáveis, atuando como uma resposta a dados alarmantes em relação à moradia da população brasileira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85% da população no país vive em áreas urbanasem que se concentram grandes desafios habitacionais, como a falta de esgotamento sanitário adequado, coleta domiciliar de resíduos sólidos, e até a falta de atendimento da rede de abastecimento de água. A população de baixa renda é a mais atingida por esses problemas.

O Lab Habitação irá oferecer um aceleração de curto prazo para potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras para o setor de habitação.

Ao todo, serão selecionados 15 negócios para uma jornada de cinco semanas, que inclui uma programação composta por workshops presenciais e encontros online para trabalhar com refinamento do modelo de negócio e do impacto social das soluções propostas.

O programa busca empreendedores de todo o Brasil, desde que tenham negócios inovadores, com potencial de gerar impacto positivo e que estejam alinhados aos temas: acesso à moradia de qualidade; soluções financeiras para habitação; reformas habitacionais; gestão de condomínios de habitação popular; água e saneamento; energia; empregabilidade na construção civil; regularização fundiária; infraestrutura e melhoria do espaço público; e inovação na construção civil.

Entre os critérios de seleção para os negócios estão a avaliação do impacto social; o potencial em escala; estágio de maturidade (negócio com protótipo em processo de validação da proposta de valor e modelo); e o potencial de inovação. É necessário que pelo menos um representante do negócio tenha a disponibilidade para participar de todos os encontros presenciais.

Além dos critérios citados, os negócios precisam estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 1, ODS6, ODS 7, ODS 9 e ODS 11.

A meta do Lab é potencializar esse negócios através de uma base metodológica exclusiva para que os participantes saiam do programa com maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio. Existe a possibilidade de que os empreendedores que concluírem o programa também possam fazer parte da Rede Artemisia. As três empresas que mais se destacarem poderão receber capital semente e acompanhamento personalizado pós-programa.

As inscrições podem ser realizadas até 12 de setembro. Para se inscrever, clique aqui.

2019-08-27T14:01:23+00:00