Jovem recebe prêmio por dispositivo de purificação de água

/, Solidariedade, Sustentabilidade/Jovem recebe prêmio por dispositivo de purificação de água
nota-aqualuz-Reduzida
Inovação tecnológica, desenvolvida por Anna Luisa, purifica a água da chuva coletada por cisternas em áreas rurais. (crédito da imagem: divulgação de ONU Meio Ambiente)

Mais de 1 milhão de pessoas no Brasil não tem acesso à água potável. O filtro Aqualuz é uma invenção de baixo custo fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Essa tecnologia purifica água de cisternas por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro ao consumo. Esse filtro foi desenvolvido por uma jovem brasileira de 21 anos, Anna Luisa Beserra, reconhecida agora com o Prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU Meio Ambiente. Ela foi uma das sete vencedoras da África, América da Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental.

Os vencedores receberão seu prêmio durante a Cerimônia dos Campeões da Terra em Nova Iorque, no dia 26 de setembro, coincidindo com a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula de Ação Climática para abordar temas ambientais e mudanças climáticas.

O dispositivo só foi testado somente no Brasil, mas apresenta potencial para ser aplicado em outros países. O Aqualuz já distribuiu água potável paras 265 pessoas e irá alcançar mais de 700 neste ano.

O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível.

Um júri internacional da ONU selecionou os vencedores entre 35 finalistas regionais de mais de 1.000 candidatos.

O Prêmio Jovens Campeões da Terra, oferecido pela Covestro, é concedido anualmente pela ONU Meio Ambiente a jovens ambientalistas entre 18 e 30 anos, por suas destacadas ideias em prol do meio ambiente. Desde 2017, oferece a plataforma Campeões da Terra – cujos vencedores incluem chefes de Estado, cientistas inspiradores e visionários ambientalistas: https://bit.ly/2kOvBZS

2019-09-20T11:07:11+00:00