Estão abertas as inscrições para o 5º Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP). O evento ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, e tem como objetivo fomentar o debate sobre melhorias para o diagnóstico precoce e tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
Idealizado pelo Instituto Desiderata, o fórum terá em sua programação cursos, oficinas, grupos de trabalho e um Evento Científico, com mesas de debate sobre as mais recentes descobertas e avanços da oncologia, no Brasil e no exterior.
Segundo a diretora executiva do instituto, Roberta Marques, o fórum, em suas edições anteriores, ajudou a pautar o tema do câncer infantil nas esferas municipal e estadual no Rio de Janeiro.
O evento é principalmente “focado para o setor público, funcionários públicos da saúde, estudantes da área da saúde e residentes”, afirma Roberta, que já atua no Instituto Desiderata há 14 anos.
Entre os principais resultados do Fórum de Oncologia Pediátrica até agora estão a entrada do câncer infantojuvenil na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e a elaboração da ‘Cartilha de Orientações para Cuidadores e Pacientes’ por equipes multidisciplinares dos hospitais públicos que tratam pacientes com câncer no Rio de Janeiro.
O evento em suas 4 edições anteriores já reuniu 1.385 participantes. E desde sua segunda edição, ao final do evento, é elaborada uma Carta de Recomendações, que reúne todas as propostas debatidas naquela edição. Depois, é realizado um monitoramento para saber se as recomendações estão avançando ou não.
O fórum também se preocupa em trabalhar com bases sólidas de dados para ser usado como uma fonte de informações por hospitais. Isso pode aprimorar diagnósticos e a atenção dada ao câncer infantojuvenil.
Para saber mais sobre o evento e se inscrever, acesse o site do 5º Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP).
Serviço:
Data: 30 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2019.
Local: Firjan, Av. Graça Aranha, 1 – Rio de Janeiro – RJ
Fonte: Observatorio3Setor