Instituto abre inscrições para bolsas de pesquisa na Amazônia

/, News, Nosso Planeta, Sustentabilidade/Instituto abre inscrições para bolsas de pesquisa na Amazônia

Até 14 de agosto pesquisadores, técnicos e especialistas interessados em realizar pesquisas científicas na Amazônia podem se inscrever no processo seletivo promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Ao todo, serão oferecidas nove bolsas de pesquisa, com valores entre R$ 2.860 e R$ 4.160.

Com as pesquisas, o instituto visa alinhar a conservação da biodiversidade com o aumento da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Os projetos devem buscar entender a biodiversidade e os modos de vida do bioma amazônico. As bolsas estão divididas em 5 projetos que envolvem áreas da Biologia, das Ciências Sociais, Geografia, Economia, Gestão Ambiental e Arquelogia:

  • Biodiversidade e Ecologia de Espécies Amazônicas;
  • Organização Social e Governança Socioambiental;
  • Práticas Arqueológicas e Gestão de Patrimônio Cultural;
  • Geotecnologia e Gestão Territorial.

Alguns exemplos de pesquisa são: investigação sobre filhotes de peixe-boi amazônico, uso da energia fotovoltaica em comunidades ribeirinhas e saberes de parteiras tradicionais.

Os interessados em concorrer às bolsas devem ter disponibilidade para residir na cidade de Tefé, no Amazonas – região da sede do instituto. Também serão recorrentes as viagens às unidades de conservação em que o instituto realiza suas pesquisas para acompanhar ou promover atividades de campo.

O Instituto Mamirauá realiza projetos que envolvem a conservação, biodiversidade, manejo de recursos naturais e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Iniciou as atividades em 1999, e é uma organização apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para mais informações, acesse:  Chamada Pública N° 05/2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Observatorio3Setor

2019-08-05T12:16:54+00:00