Governo lança programa para incentivar trabalho voluntário no Brasil

//Governo lança programa para incentivar trabalho voluntário no Brasil

 

O presidente Jair Messias Bolsonaro lançou na última terça-feira (9) o programa Pátria Voluntária, com o objetivo de engajar instituições públicas, da sociedade civil e do setor privado na promoção do trabalho voluntário no país.

O governo também instituiu o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. O reconhecimento será concedido a entidades e cidadãos que realizarem importantes atividades voluntárias ao longo de um ano. Além do prêmio, haverá o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que será dado a organizações da sociedade civil (OSCs) que estimulem ou promovam trabalhos voluntários.

O programa Pátria Voluntária terá 24 conselheiros, sendo 12 representantes dos ministérios e 12 representantes da sociedade civil.

Os representantes dos ministérios serão: Abraham Weintraub, da Educação; Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Fernando Azevedo e Silva, da Defesa;  Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; Luiz Henrique Mandetta, da Saúde; Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Osmar Terra, da Cidadania; Paulo Guedes, da Economia; Ricardo Salles, do Meio Ambiente; Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública; e Wagner Rosário, da Controladoria Geral da União.

Os representantes da sociedade civil serão: a cantora Elba Ramalho; a presidente da Anup, Elizabeth Guedes; Fábio Silva, da Plataforma Transforma Brasil; Israel Aron, do Instituto Cyrela; James José Martins de Souza, do Instituto Legado; o velejador Lars Grael; Maria Elena Johannpeter, da organização Parceiros Voluntários; a primeira-dama, Michelle Bolsonaro; Miguel Tortelli, da Federação Amor Exigente; Raul Cutait, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Ricardo Paes de Barros, do Instituto Ayrton Senna; e a advogada Rosângela Moro, esposa do ministro Sergio Moro.

Dados sobre trabalho voluntário no Brasil

7,2 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no país no em 2018, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maior parte do trabalho voluntário (79,9%) ocorreu em instituições religiosas, sindicatos, condomínios, partidos políticos, escolas, hospitais e asilos.

 

Fonte: Agência Brasil

2019-07-15T13:33:37+00:00