
Crédito de Imagem: Divulgação / Mauricio de Sousa
Com o objetivo de promover a inclusão de crianças com deficiência visual na educação, o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Dorina Nowill para Cegos acabam de lançar o livro ilustrado ‘Como Dorinha vê o mundo’.
A obra faz parte da ‘Série Dorina’ e apresenta a realidade das pessoas com deficiência visual, o sistema braille e outros instrumentos que possibilitam a democratização da cultura e da brincadeira para crianças cegas ou com baixa visão.
Além disso, o livro foi feito em um formato acessível tanto para crianças que enxergam normalmente quanto para crianças cegas ou com baixa visão.
A personagem Dorinha é inspirada na fundadora da Fundação Dorina Nowill, Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010), que perdeu a visão devido a uma doença não diagnosticada.
A personagem recebe ilustração aos moldes dos membros da Turma da Mônica, e junto com a turminha embarca em uma história em que explica como seu mundo funciona.
O livro de 24 páginas com as ilustrações clássicas de Mauricio de Sousa será distribuído em 500 escolas da rede municipal de São Paulo.
O projeto recebeu o apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), que viabilizou a produção de 3 mil exemplares do livro em braille.
Fonte: Observatório do Terceiro Setor