Fundação Dorina e Instituto Mauricio de Sousa lançam livro inclusivo

//Fundação Dorina e Instituto Mauricio de Sousa lançam livro inclusivo

Crédito de Imagem: Divulgação / Mauricio de Sousa

 

Com o objetivo de promover a inclusão de crianças com deficiência visual na educação, o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Dorina Nowill para Cegos acabam de lançar o livro ilustrado ‘Como Dorinha vê o mundo’.

A obra faz parte da ‘Série Dorina’ e apresenta a realidade das pessoas com deficiência visual, o sistema braille e outros instrumentos que possibilitam a democratização da cultura e da brincadeira para crianças cegas ou com baixa visão.

Além disso, o livro foi feito em um formato acessível tanto para crianças que enxergam normalmente quanto para crianças cegas ou com baixa visão.

A personagem Dorinha é inspirada na fundadora da Fundação Dorina Nowill, Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010), que perdeu a visão devido a uma doença não diagnosticada.

A personagem recebe ilustração aos moldes dos membros da Turma da Mônica, e junto com a turminha embarca em uma história em que explica como seu mundo funciona.

O livro de 24 páginas com as ilustrações clássicas de Mauricio de Sousa será distribuído em 500 escolas da rede municipal de São Paulo.

O projeto recebeu o apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), que viabilizou a produção de 3 mil exemplares do livro em braille.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

2019-05-27T12:34:28+00:00