Com o isolamento social, as atividades online sofreram um súbito aumento que vem provocando uma explosão de violações de direitos humanos específicas do ambiente virtual, como cyberbullying, ataques de hackers e aplicativos, uso não autorizado de imagens e discursos de ódio.
Observando esse cenário, o Centro de Pesquisa e Ensino e Inovação da FGV Direito-SP, em parceria com o NIC.br, disponibilizou 12 cursos em que são abordados diversos temas ligados aos direitos humanos na internet, focando em aspectos como a segurança, a proteção de dados pessoais e como lidar com o discurso de ódio.
Ainda em julho serão disponibilizados mais quatro cursos, sendo que todos são gratuitos e interativos. Os cursos ainda oferecem uma declaração de participação de 4 a 5 horas cada.
Além disso, entre os dias 8 e 10 de julho serão realizados seis webinars gratuitos no canal da FGV no Youtube tratando de alguns dos temas trabalhados nos cursos. As conversas serão realizadas com especialistas para tratar de questões direcionadas para os direitos humanos digitais na relação de jovens e internet.
Os cursos têm como público-alvo inicial educadores e estudantes, mas o programa está aberto para qualquer cidadão. O desenvolvimento das propostas dos cursos gratuitos surgiu como resultado do projeto de Formação em Educadores em Direitos Humanos Digitais.
Entre os cursos já disponíveis estão: Imagem e Direitos na Web; Saúde física e mental na internet; Proteção de Dados; Ofensas de ódio; e Segurança Digital.
Para acessar os conteúdos, clique aqui.
Por: Mariana Lima
Fonte: Observatório 3o Setor