Festival traz filmes sobre pessoas com deficiência em diversas culturas

/, Inclusão, News, Solidariedade/Festival traz filmes sobre pessoas com deficiência em diversas culturas

O ‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’ selecionou 38 produções entre curtas, médias e longas-metragens de 20 países.

O festival contou com a inscrição de 1.064 produções de diversas partes do mundo. A 9ª edição do evento terá obras do Brasil, da Itália, Nova Zelândia (5 obras cada), dos Estados Unidos, Reino Unido (3 obras cada), da Índia e da Rússia (2 obras cada). Outros países participam cada um com apenas uma produção entre curtas, médias e longas-metragens.

Com temas variados que transitam entre o amor, o esporte e a arte, o festival reúne histórias e experiências de e sobre a pessoa com deficiência.

A programação se desdobrará entre os meses de outubro e novembro, ocupando as sedes do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (entre os dias 2 a 14 de outubro), Rio de Janeiro (23 de outubro a 4 de novembro) e Brasília (12 a 24 de novembro).

A programação conta com a realização de quatro debates em cada cidade. Toda a programação do festival tem entrada franca. Vale ressaltar que as sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

O Festival de cinema ‘Assim Vivemos’ é o primeiro no Brasil acessível para pessoas com deficiência visual ao oferecer audiodescrição em todas as sessões e catálogos em braille, e para pessoas com deficiência auditiva com a disponibilidade de legendas inclusivas nos filmes e interpretações em LIBRAS nos debates.

Além da exibição das produções audiovisuais e dos debates, o festival oferecerá 5 prêmios do júri e um do público para os filmes escolhidos nas três cidades. O júri é formado por pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema.

A cada edição do evento, o júri cria novas categorias para a premiação, visando destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi desenvolvido pela artista cega Virginia Vendramini.

Entre os filmes que serão apresentados estão: Menina de areia – Sandgirl (Alemanha, 2017), um ensaio documental sobre uma jovem escritora que não anda nem fala e que nos convida a conhecer seu universo único; e o curta Lágrimas Vermelhas – Red Tears (Índia, 2019), que conta a história do único diretor-ator de teatro cego na Índia, e fundador do único grupo de teatro para pessoas com deficiência visual no país.

Para mais informações sobre o festival, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Mariana Lima

Fonte: Observatorio3Setor

2019-10-01T09:17:50+00:00