Nos dias 24 e 25 de agosto, sábado e domingo, das 11 às 18 horas, o Sesc Vila Mariana recebe mais uma edição da sua feira de sustentabilidade, a Vila Ambiental. Em sua 4ª edição, o projeto traz a proposta de apresentar ao público um conjunto de ações sustentáveis que são realizadas na capital, nos municípios do entorno e pelo próprio Sesc. Além disso há espaço para um conjunto de atividades integradas, todas gratuitas, realizadas pelos expositores convidados, cujo objetivo é o de ampliar a discussão e aproximar o público das experiências apresentadas. Os produtores também comercializarão seus produtos.
A relevância do tema sustentabilidade se dá neste momento em que a escassez de recursos é sentida mais fortemente, a mudança de paradigmas, como o abandono de práticas de consumo inconsequentes, ações que não favorecem a logística reversa e nem o reaproveitamento de materiais, se tornam necessárias, especialmente nos grandes aglomerados urbanos. Tal mudança só é possível a partir de métodos educativos, nos quais se busca realocar os seres humanos novamente pertencentes a uma biosfera e se fazer reconhecer os aspectos éticos e políticos da diversidade da vida, não somente da humana.
A Vila Ambiental é o espaço que dará oportunidade a coletivos, produtores e outros envolvidos na causa se aproximarem do público, possibilitando uma troca, fundamental para que tais mudanças ocorram. Por meio de rodas de conversas expositores trarão as suas experiências, um dele é o Instituto Baru que, além de comercializar frutas e outros produtos frescos, comentará sobre o acesso aos alimentos agroecológicos a partir de empreendimentos solidários. Além deste a feira também recebe o a Roça Urbana, coletivo da zona norte de SP, que ensinará aos presentes como preparar uma sementeira para hortaliças.
Lista dos expositores: http://bit.ly/31MubyS
Programação completa:
Dia 24, sábado
12h – Cooperativismo e formas de certificação, com Valéria Macorato, da COOPERAPAS
13h – Manejo em jardins de Meliponas (Abelhas Nativas Sem Ferrão): Preparação de Atrativo e Criação, com Instituto Terra Viva
14h – Conservação da Mata Atlântica através do ecomercado, com Instituto AUÁ
15h – Como preparar uma sementeira, com Roça Urbana Orgânicos
16h – Sistemas Agroflorestais e Reforma Agrária Popular, com Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
17h – Intervenção Artística: Vivência de Dança da Colheita (Guiné), com Mariama Camara
Dia 25, domingo
12h – Como produzir óleo de coco em casa, com Tamikuã Txihi
13h – Quilombo Ivaporunduva: Produzindo e Resistindo de Maneira Sustentável, com Ditão do Quilombo Ivaporunduva
14h – Acesso aos Alimentos Agroecológicos a partir de empreendimentos solidários, com Instituto Baru
15h – As PANCs, com Ana Coutinho, Sítio Floradas da Serra
16h – montagem show de encerramento
17h – Ressonâncias da Africa
Espetáculo com Mariama Camara Limanya – C&A Dança Africana
Acesse aqui: https://bit.ly/2ZdHR4c