Crédito de Imagem: Divulgação
Estações do Metrô e da CPTM, em São Paulo, irão receber uma exposição com obras de arte em formato de órgãos do corpo humano. A exposição está na Estação Sé até esta sexta (13/09) e depois seguirá para a Estação Barra Funda, onde ficará exposta entre os dias 16 e 27 de setembro.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. As esculturas, que possuem cerca de 2 metros de altura, poderão ser vistas das 10h às 16h e fazem parte da campanha do ‘Setembro Verde’.
A exposição reúne cinco esculturas de órgãos e tecidos: córnea, pulmão, rim, e duas representando o coração. Além disso, profissionais da Central de Transplantes estarão nas estações para esclarecer dúvidas da população sobre o tema. Cartazes com informações também serão espalhados nas estações do Metrô, da CPTM, da ViaQuatro, da ViaMobilidade e em ônibus da EMTU/SP.
DADOS SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E COMO FUNCIONA
Um levantamento divulgado pelo portal Governo do Brasil apontou que, no último trimestre de 2017, o Brasil alcançou o índice de 16,6 doadores para cada milhão de habitantes, um recorde histórico no país. Com dados coletados junto à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a pesquisa aponta que o país vive o melhor cenário de doações em 20 anos.
Atualmente, a doação de órgãos deve ser consentida. Quem quiser ser doador não precisa mais incluir a informação no RG ou na CNH, basta comunicar aos parentes mais próximos sobre o desejo. A autorização para doação deve ser dada por familiares com até o 2º grau de parentesco.
Fonte: CPTM