Escola francesa oferece aulas gratuitas de programação em SP

/, Inclusão, News/Escola francesa oferece aulas gratuitas de programação em SP

A escola École 42 surgiu em 2013, em Paris, na França, e chegou à capital paulista agora em agosto, com o nome de 42 SP. A escola francesa é reconhecida por ensinar programação para qualquer indivíduo que tenha o interesse em aprender, sem cobrar nenhum valor por isso.

A École já tem outra unidade no Brasil, aberta no Rio de Janeiro em dezembro de 2018. Para tornar possível a viabilidade do projeto nas duas unidades, uma parceria com a Fundação Telefônica Vivo foi firmada.

O curso continuará gratuito no Brasil e, neste primeiro momento, serão disponibilizadas 180 vagas por ano. Para participar do curso, não é necessário ter nenhuma formação específica, sendo necessário apenas ter 18 anos completos.

O modelo proposto pela escola é peculiar: não há professores, grade de disciplinas, horários fixos ou notas. O formato escolhido é o de gamificação, em que os alunos iniciam seu primeiro projeto no nível 0 e recebem um certificado de conclusão ao alcançarem o nível 21.

Para subir de nível é necessário validar o projeto desenvolvido em cada nível, sendo que cada projeto rende um número de pontos, dependendo da complexidade e da qualidade da execução.

O programa equivale a um curso de ciências da computação em uma faculdade tradicional e foi desenhado para durar em média três anos, embora alguns participantes possam concluir os 21 níveis em apenas 1 ano.

O processo de seleção da escola se iniciou em julho, quando os candidatos tiveram que participar de 2 jogos online na plataforma da 42. A segunda fase é composta por encontros presenciais no campus divididos entre agosto e setembro. A terceira e última fase consiste em uma imersão de 28 dias, chamada de piscina, em que os candidatos já começam a aprender programação e podem experimentar o ambiente da escola. Essa fase será realizada em outubro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Época Negócios

2019-08-27T13:20:13+00:00