EDITAL DE SELEÇÃO DE GRUPOS INFORMAIS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO + REDE 2021

//EDITAL DE SELEÇÃO DE GRUPOS INFORMAIS PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO + REDE 2021

A REDE PAPEL SOLIDÁRIO tem como objetivo fomentar organizações da sociedade civil, coletivos e negócios de impacto, mediante mentorias de fortalecimento institucional nas áreas: jurídica, gestão, contábil, sustentabilidade e comunicação com a finalidade de expandir os impactos gerados pela atuação dos grupos em suas localidades. Neste contexto, anualmente, seleciona grupos informais que atuam em regiões periféricas de todo o Brasil, compostos por pessoas de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social, para integrarem o “Programa de Incubação + Rede 2021”

Essa edição conta com a parceria do ATADOS que tem por objetivo mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade, através do fortalecimento de rede.

clique aqui para realizar sua inscrição, mas leia com atenção todos os dados do edital!

  1. SOBRE O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO + REDE 2021:

O “Programa de Incubação + Rede 2021” foi desenvolvido com a intenção de alcançar grupos que atuam informalmente, mas que desenvolvem atividades com finalidade socioambientais relevantes em suas localidades. O “Programa de Incubação + Rede 2021” tem prazo de duração de (1) um ano com mentorias mensais, on-line, e execução de atividades nas áreas: jurídica, gestão, contábil, sustentabilidade e comunicação de forma gratuita.

O objetivo do Programa é que ao final do processo os grupos estejam formalizados, com os direcionamentos para certificados e qualificações públicas, com o desenvolvimento de ao menos uma atividade de geração de renda, com as diretrizes para seguirem com os relacionamentos com possíveis investidores, com o estabelecimento das boas práticas de gestão proporcionando, dessa forma, a possibilidade de expandir o impacto de suas atividades.

Adicionalmente, o grupo terá acesso a régua de maturidade com o marco zero do momento que iniciamos a incubação e após 1 (um) ano, mediante o monitoramento realizado pelo ATADOS.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO + REDE 2021:

Durante o período de 1 (um) ano os grupos terão mentorias mensais, on-line, pré-agendadas com a mentora Paula Mello, presidente da REDE PAPEL SOLIDÁRIO e advogada especializada no terceiro setor para:

  1. Reflexão sobre a melhor forma de constituição do projeto de acordo com a maturidade do grupo;
  2. Estudo sobre as finalidades estatutárias de acordo com as áreas de políticas públicas;
  3. Principais aspectos estatutários;
  4. Governança;
  5. Possibilidade de remuneração de dirigentes;
  6. Orientação para estabelecimento de atividade de geração de renda;
  7. Elaboração dos documentos constitutivos;
  8. Orientações sobre registro dos documentos em cartório e o momento de procurar uma contabilidade parceira;
  9. Diretrizes sobre gestão e boas práticas;
  10. Transparência;
  11. Formas de se relacionar com o poder públicos ou parceiros privados;
  12. Como contratar equipe;
  13. Certificados e qualificações públicas (isenções/imunidades/leis de incentivo);
  14. Possibilidade de acessar a rede de voluntários do ATADOS para desenvolvimento de atividades que identificarmos como necessárias durante o período de Incubação;
  15. Ao final do Programa, ter acesso ao relatório de impacto, elaborado pelo ATADOS em parceria com a REDE;

Caso tenha cumprido todo o cronograma de atuação receber selo de certificação REDE/ATADO

3. QUEM PODE PARTICIPAR:

Poderão realizar as inscrições os grupos informais que atuam em regiões periféricas, em todo o Brasil, compostos por pessoas de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade que já desenvolvam atividades socioambientais relevantes em sua localidade, por meio da indicação de um representante do grupo.

 4. DISPONIBILIDADE DE VAGAS:

Serão selecionados até 05 (cinco) grupos que preencherem os requisitos estabelecidos nos itens 5 e 6.

Não há obrigação da REDE e do ATADOS de selecionarem 5 (cinco) grupos. O número de selecionados se dará de acordo com o preenchimento dos requisitos alcançados pelos participantes.

5. REQUISITOS PARA A PRÉ-SELEÇÃO:

São considerados requisitos essenciais para a pré-seleção:

  1. Grupo não constituído que já desenvolva projeto com finalidade socioambiental em regiões periféricas, em âmbito nacional, composto por pessoas de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade;
  2. Indicação de uma pessoa como representante do grupo para preenchimento do formulário;
  3. Estar cadastrado na plataforma do ATADOS atados.com.br/sou-uma-ong, com perfil válido e completo, informando o histórico, a forma de atuação, causa social, público atendido, etc.
  4. Disponibilidade de ao menos dois integrantes do grupo para participar ativamente (participação mínimo em 75% dos encontros) das mentorias mensais, on-line, previamente agendadas;
  5. Caso todos os integrantes do grupo não tenham disponibilidade para participar das mentorias, os participantes devem ter autonomia e informações suficientes para seguimento dos processos;
  6. Engajamento e disponibilidade para providenciar as informações e estudos específicos sobre os desdobramentos das mentorias mensais, on-line, previamente agendadas;
  7. Conhecimento sobre a necessidade de disponibilizar recursos financeiros para o registro dos atos constitutivos em cartório e a necessidade de contratar ou buscar um parceiro voluntário para execução da contabilidade mensal e registro nos órgãos públicos;

Engajamento e disponibilidade para preencher os formulários e participar das reuniões pré-agendadas com o ATADOS com a finalidade de monitorar o crescimento dos grupos selecionados seguindo indicadores.

6. REQUIS
ITOS PARA A SELEÇÃO FINAL

Os pré-selecionados serão convocados, por e-mail, no dia 20/05/2021, para entrevista, on-line, que ocorrerá entre os dias 24/05/21 a 31/05/21.

A entrevista tem como objetivo conhecer com mais detalhes as atividades desenvolvidas pelo grupo e os integrantes.

A seleção final se dará após a entrevista com todos os pré-selecionados levando em consideração o maior engajamento em causas socioambientais e a possibilidade de expansão do impacto da atividade após a participação no PROGRAMA DE INCUBAÇÃO + REDE 2021, bem como a relevância para a localidade onde atua.

7. INSCRIÇÃO:

Se você acredita que a formalização e fortalecimento institucional do seu projeto é essencial para a expansão e profissionalização da atividade que desenvolve, além de cumprir os requisitos apresentados nos itens 5 e 6, clique aqui para fazer a sua inscrição

8. CRONOGRAMA DO PROGRAMA DE INCUBAÇÃO + REDE 2021:

As atividades terão início no mês de junho/21 e serão finalizadas em junho/22.

Os selecionados receberão o cronograma das mentorias mensais e das demais atividades.

2021-04-12T09:41:19-03:00