Edital fomenta blocos de carnaval nas periferias de SP

//Edital fomenta blocos de carnaval nas periferias de SP

Carnaval-na-Quebrada-1

Artistas independentes, comunidades de samba e movimentos sociais organizaram a plataforma Pipoca, com a ideia de reunir experiências culturais a pessoas e para a cidade. Uma das ações é o edital Carnaval na Quebrada. O objetivo dela é apoiar iniciativas que movimentam territórios e mobilizam moradores para usufruir de momentos de alegrias nas regiões mais afastadas do centro expandido. As inscrições são gratuitas e acontecem via site https://carnavalnaquebrada.sampa.br até o dia 08 de fevereiro de 2019.

 

 

O projeto, que acontece por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SP), com patrocínio Nextel, possui duas linhas de fomento: o patrocínio, que garante aporte financeiro individual de 15 mil reais para três iniciativas; e o apoio, que selecionará oito blocos para distribuir 5 mil reais para cada organização. O edital irá contemplar blocos de carnaval sediados nos distritos localizados nas periferias, regiões com uma grande diversidade cultural e que tem dificuldade para acessar recursos durante o carnaval.

 

 

Historicamente, os blocos de carnaval nas periferias estão enraizados em questões culturais e sociais, como religiões de matriz africana, ritmos afro-brasileiros, raça e gênero, e as tradicionais comunidades de samba, elementos que perpassam o cotidiano dos moradores e que buscam, através dos blocos, fazer a diferença em suas regiões contando, homenageando, incluindo e divulgando histórias que até então eram desconhecidas.

 

 

A Pipoca faz parte da história recente do carnaval de rua em São Paulo. Desde 2015, ela contribui para a organização de importantes desfiles, como Monobloco e o Bicho Maluco Beleza, do cantor Alceu Valença, realizados em regiões centrais, como Sumaré e Ibirapuera. Juntamente com a tradição dos desfiles, a plataforma valoriza a formação de novos músicos e batuqueiros, bem como o lado profissional dos blocos de carnaval.

 

 

Para participar do edital Carnaval Na Quebrada, acesse o site e conheça os detalhes de preenchimento da ficha de inscrição: https://carnavalnaquebrada.sampa.br.

As propostas dos grupos culturais podem se inscrever até 08 de fevereiro.

Informações: quebrada@pipoca.com

2019-02-06T10:15:50+00:00