98% do setor de confecção de vestuário do Brasil é composto por pequenas e microempresas e o país atualmente é um dos maiores produtores têxteis e de confecção do mundo, segundo dados fornecidos pelo Sebrae. Este cenário ainda é formado por oficinas de costura com baixa densidade tecnológica e mão de obra pouco qualificada e até informal.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) também apontou que 75% das vagas na indústria desse segmento é formado por mulheres. Essas mulheres ficam vulneráveis à precarização do trabalho, à informalidade e à exploração. Esse movimento impacta diretamente a utilização de mão de obra infantil.
Para combater essa situação, o Fundo Brasil e o Instituto C&A lançam o edital Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda. A iniciativa destina para pelo menos 10 projetos com valor mínimo de R$ 60 mil e máximo de R$ 90 mil cada, para a realização de atividades no prazo de até 12 meses.
As inscrições serão aceitas até as 18h do dia 19 de fevereiro de 2019. Os resultados serão divulgados a partir do dia 15 de abril.
Na seleção dos projetos, as dimensões consideradas serão: adequação ao tema do edital e o foco das propostas deve ser a defesa de direitos; existência de vínculos entre a organização proponente e os grupos e/ou comunidades afetados pelo problema que se pretende enfrentar; adequação do orçamento às atividades propostas; propostas inovadoras e não convencionais de atuação; e diversidade regional.
Acesse aqui: https://goo.gl/oyryiL