Documenta Pantanal

/, Sustentabilidade/Documenta Pantanal

 

Registrar para documentar e preservar. Este é um dos eixos da iniciativa Documenta Pantanal, que prevê o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, documentários, livros e vídeos) que pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar esse patrimônio.

A iniciativa reúne pesquisadores, empresários e a própria comunidade, para mobilizar a sociedade para as questões primordiais desse bioma. O fotógrafo João Farkas afirma que o Documenta Pantanal tem por objetivo, como o próprio nome sugere, documentar para tornar conhecidos os atributos naturais da região, promovendo constante diálogo entre as forças produtivas, academia, instituições e organizações na busca de soluções implementáveis de consenso.

Essa iniciativa possui algumas frentes de comunicação: documentário, blog e livro. Com Jorge Bodanzky na direção (com co-direção de João Farkas), o documentário chama-se Ruivaldo – O Homem que Salvou a Terra, com 45 minutos de duração, foi filmado em várias regiões do Pantanal e está em fase de finalização.

Ainda neste mês vai lançar um blog e um canal no YouTube, que contarão não somente com material produzido por Farkas, mas outros projetos que tenham relevância e sejam de autores diversos, com a intenção de se tornar um hub de difusão e convergência, armazenando informações e conteúdos distintos.

Já o livro Pantanal, com tiragem de 1.500 exemplares e que acompanhará as mostras e exposições de fotografias, conta com a participação do professor de Ciências Biológicas e Ambientais Sandro Menezes Silva. A obra, que deverá ser finalizada até setembro, é uma edição fotográfica de 160 páginas impressa em cinco cores em formato 50 x 35 cm aberto, com desenho do estúdio Máquina Estúdio sob a responsabilidade de Kiko Farkas. Além da venda em livraria e exposição, parte dos exemplares será doada a bibliotecas públicas.

A documentação fotográfica, resultado de quatro anos de trabalho e sete expedições à região – é o cerne de um circuito de exposições no Brasil e no exterior. Em novembro de 2018, a exposição Brazil Land & Soul, de Farkas, teve sua primeira mostra com 40 imagens na embaixada brasileira em Londres, registrando um público de mais de 2.000 pessoas. Em paralelo à mostra ocorreu um seminário sobre as questões do ecossistema, reunindo especialistas brasileiros e internacionais nesse bioma na discussão de alternativas de desenvolvimento sustentável e preservação, com ênfase, também, nas possibilidades turísticas.

Clique aqui para conhecer o vídeo: https://bit.ly/2KosbbJ

2019-06-30T15:45:51+00:00