Imagem: Divulgação
Entre 2011 e 2017, foram registrados no país 184 mil casos de violência sexual, segundo dados do Ministério da Saúde. Deste total, 76,5% foram praticadas contra crianças ou adolescentes.
O perfil das vítimas eram crianças na faixa etária de 1 a 5 anos (51.2%), na maior parte as crianças eram negras (45,5%), sendo que 69,2% dos casos ocorreram na residência da própria criança.
Vivenciando um cenário como este, o Instituto CORES, que possui sede em Goiás e é referência no assunto no país, está promovendo o curso online “Tuca e Juba – Prevenção da violência sexual para jovens”, ministrado pela educadora sexual, jornalista e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Julieta Jacob.
O curso online pretende conscientizar os pais sobre a importância de escutarem os filhos. Para participar, no entanto, é necessário um investimento de R$ 90 para ter acesso aos quatro módulos de aprendizagem.
A base material do curso é o livro infantojuvenil “Tuca e Juba”, obra que também aborda a prevenção ao abuso sexual por meio da literatura, convidando as crianças a refletirem sobre a autoestima, consentimento, respeito e conhecimento do corpo.
Os módulos são divididos nos seguintes temas: Introdução à violência sexual; adolescência; consentimento; e como utilizar o livro “Tuca e Juba”.
O curso também oferece indicações de filmografia e bibliografia sobre o tema para se trabalhar junto as crianças e adolescentes, tanto no ambiente escolar como o familiar. O conteúdo é aplicado através de videoaulas, e-books, atividades avaliativas, entre outras ferramentas.
Os participante receberão por e-mail uma avaliação de tutoria. O curso é indicado, principalmente, para familiares de adolescentes, mas busca envolver pessoas interessadas pelo tema, assim como profissionais da educação, saúde, assistência social, direito e da rede de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Fonte: Lunetas