Para realizar a Assembleia Geral de constituição de uma associação, é necessário oficializar a convocação de todos os interessados em forma de Edital.
No dia da assembleia, o responsável deverá colher assinatura de todos os presentes em uma lista de presença.
Antes dos debates, deve ser formada uma Mesa Diretora, composta de presidente e secretário eleitos pelos presentes em votação simples, para conduzir o processo de troca de ideias e apreciação de propostas.
Depois de eleita a Mesa Diretora, é recomendável que seja distribuída aos presentes uma minuta prévia do estatuto social.
Este é um processo fundamental para o andamento de toda a associação.

“A Rede Papel Solidário tem sido muito importante e eficiente no suporte que deu à AAC na reformulação de nosso estatuto e regimento. E que nos dá no dia a dia em todas as nossas mais diversas consultas!”

“A Rede Papel Solidário auxiliou a minha organização social na realização de ações solidárias, de ajuda mútua e filantrópicas, além de auxilio jurídico na elaboração de documentos para os órgãos públicos e relatórios anuais prestando contas das atividades que nossa instituição concede. Agradecemos todo apoio e conhecimento que a Rede Papel Solidário oferece a nossa comunidade, sem dúvidas tem sido imprescindível.”

“A Rede Papel Solidário foi importante/ou auxiliou a minha organização social a estruturar estrategicamente e juridicamente nosso desenvolvimento.”

“A Rede Papel Solidário auxiliou a minha organização social a semear em solo fértil (Paixão), nascer com estrutura e processos (Valores) e colher com responsabilidade (Ética). É um exemplo de Generosidade traduzido em Trabalho Social.”

“A Rede Papel Solidário foi importante e auxiliou a Conviver na reestruturação administrativa, nos ajudando e orientando a traçar novos caminhos dentro do terceiro setor.”