Cozinha de afeto

//Cozinha de afeto
Foto Quatro Pessoas Comemoração dos 10 anos Galpao
O livro foi lançado em 18 de setembro e aborda temas, como: geração de renda e protagonismo feminino nas periferias. (crédito da imagem: divulgação)

Dez histórias de mulheres empreendedoras com suas receitas estão apresentadas numa linguagem acessível e ilustrativa no livro Cozinha de Afetos: dez anos de temperos, memórias e histórias no Jardim Lapena, editado pela jornalista, escritora e professora Ana Holanda, que registra e celebra os 10 anos da Oficina-Escola de Culinária do Galpão ZL, localizado no Jardim Lapenna, na zona leste de São Paulo.

A publicação reúne as participações e experiências em oficinas, formações e produção na cozinha do Galpão, na construção de vínculos e afetos, além das receitas sugeridas pelas participantes do projeto.

A paraense Joseilda Nascimento Silva, a Jô, de 50 anos, chegou a São Paulo em 1995, obrigada pelo pai, que comprou uma passagem e a fez se mudar com a prima. No ano seguinte, conseguiu emprego no setor de cobrança de uma empresa no centro da cidade, onde pavimentou seu caminho, sua vida e sua história, permanecendo até 2012, quando foi demitida.

Foto Mulheres Cozinha com Afeto
Livro marca comemoração dos 10 anos da Oficina-Escola de Culinária, do Galpãop ZL. (crédito da imagem: divulgação)

A história de Jô se conecta a outras das periferias paulistanas, tradicionalmente habitadas por migrantes do Nordeste brasileiro. É o caso do Jardim Lapena, na zona leste, onde ela vive e onde está o ponto de virada em sua vida na Oficina-Escola de Culinária do Galpão ZL. Jô conheceu o local pela internet e decidiu, então, aperfeiçoar suas técnicas na confeitaria. A cozinha entrou em sua vida e não saiu nunca mais. Montou a sua própria cozinha, inaugurada em novembro de 2018, com a ajuda do Fundo Zona Leste Sustentável — iniciativa da Fundação Tide Setubal, ao lado de outras organizações, que fomenta projetos de micro e pequenos empreendedores da região.

Esta e outras nove histórias de mulheres na Oficina-Escola de Culinária do Galpão ZL integram o livro. Nesse espaço já passaram mais de mil mulheres, que tiveram acesso a capacitações, oportunidades de geração de renda, empoderamento e boas memórias de aprendizados em grupo.

A ideia da Oficina Escola surgiu de uma pesquisa com moradores do Jardim Lapena no Programa Ação Família, que ocorria no Galpão ZL. No começo, o projeto foi sendo conhecido pelo boca a boca, atraindo pessoas, parcerias e professores. Depois, veio o Senac São Paulo, que divulgou em suas redes e levou mais público.

Livro: Cozinha de Afetos: dez anos de temperos, memórias e histórias no Jardim Lapena
2019, 111 páginas
Autora: Ana Holanda
O Galpão ZL está localizado na rua Serra da Juruoca, 112, Jardim Lapena

 

 

 

 

 

 

Fonte: Setor3

2019-10-14T14:22:09+00:00