Como criar o Estatuto Social de uma Associação ou ONG?

Está com dificuldades ou não sabe por onde começar para criar o Estatuto Social de sua ong?

Você está no lugar certo, a Rede Papel Solidário pode te ajudar na criação, no fomento da gestão, bem como com dicas de captação de recursos.

Para começar, abaixo preparamos um breve material para orientar você nos primeiros passos para criação do seu estatuto social. 

Não deixe de preencher agora o formulário ao lado colocando sua demanda principal.

Aproveite a leitura e fique por dentro!

Não existe um modelo de estatuto social a ser seguido, pois cada associação tem suas finalidades específicas, ou seja, nasce para cumprir uma determinada missão, portanto é única em sua essência.

É recomendado que o grupo interessado em constituir uma associação sem fins lucrativos, peça orientação a um advogado no momento de elaboração do estatuto social, evitando a negatividade de registro junto ao Cartório responsável.

Para criar uma associação, basta reunir pessoas com maioridade civil, que tenham o propósito de associar-se para uma finalidade lícita e não lucrativa.

Essa reunião pode ser realizada em qualquer lugar, não requerendo convocação pela imprensa ou mesmo escrita. Neste momento é importante a inclusão de forças representativas da localidade onde a associação pretende se instalar.

Reunidos, qualquer pessoa pode apresentar o objetivo da reunião e os propósitos que pretendem alcançar com a criação da associação.

O ato constitutivo de uma associação sem fins lucrativos, denominado de Estatuto Social, deve conter as características da associação, e conforme o Novo Código Civil Brasileiro, sob pena de nulidade:

  • A denominação, os fins e a sede da associação;
  • Os requisitos para a admissão, demissão e exclusão de associados;
  • Os direitos e deveres dos associados;
  • As fontes de recursos para sua manutenção;
  • O modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativos e administrativos;
  • As condições para a alteração das disposições estatutárias e para a dissolução.

 

Venha fazer parte da Rede Papel Solidário e garanta já o calendário de capacitações e mentorias mensais, tudo de forma online, com quem entende e atua há mais de 30 anos no terceiro setor. Preencha o formulário ao lado.

Gostaria de contar com a ajuda de especialistas para tirar seu sonho do papel? 

Nós podemos te orientar. 

Nossa equipe tem experiência de 30 anos e a Rede Papel Solidário tem mais de 500 membros, e todos nasceram com ajuda de nossa equipe.

Caso queira criar a sua associação sem fins lucrativos com nossa ajuda, preencha o formulário ao lado e saiba que será um prazer para nossa equipe poder te ajudar.

Conheça a REDE PAPEL SOLIDÁRIO!

Somos uma organização da sociedade civil, com a missão de fortalecer o terceiro setor, conectar empreendedores sociais e disseminar soluções sustentáveis, através da plataforma online de aprendizagem continuada e mentorias especializadas, visando o crescimento do setor social.
Venha ser membro da Rede Papel Solidário.

Preencha o formulário ao lado e nos conte sobre sua demanda.

Compartilhe nas Redes

FALE CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo e fale com nossa equipe.

Ajude nossa causa!

Se você sentiu sua pulsação acelerar, é o momento perfeito para alinhar sua colaboração com a Rede Papel Solidário. Oferecemos diversas formas de engajamento em nossa causa, que tem como propósito cuidar do planeta e das pessoas.

Atuamos com o apoio de investidores, doadores e parceiros. Se sentir o impulso de colaborar financeiramente, por favor, faça sua doação diretamente para a conta da ASSOCIAÇÃO INSTITUTO PAPEL SOLIDÁRIO no Banco Itaú-Unibanco S/A, Ag: 4465, C.c. 04520-3 ou através da chave Pix: 08.849.829/0001-75.

E, se você está animado por conhecer mais o nosso trabalho, por favor, entre em contato por meio do nosso formulário Faça Parte ou entre em contato pelo e-mail: contato@redepapelsolidario.org.br. Teremos o maior prazer em recebê-lo em nossa casa.

Vamos marcar um café pessoalmente ou virtualmente e alinhar propósitos para bem viver?