Como abrir a conta bancária de uma ONG ou de uma associação sem fins lucrativos?

Está com dificuldade ou não sabe como abrir a conta bancária  de sua associação sem fins lucrativos?

Você está no lugar certo, a Rede Papel Solidário pode te ajudar.

Para começar abaixo preparamos um breve material para orientar você.

Não deixe de preencher agora o formulário ao lado colocando sua demanda principal.

Aproveite a leitura e fique por dentro!

Com a associação devidamente legalizada, será necessária a abertura da conta bancária da associação. 

Para isso, basta escolher um banco de confiança, com cópia autenticada do estatuto social, da ata de constituição, RG e CPF dos responsáveis pela movimentação bancária.

Pode escolher banco digital se assim preferir.

Tendo a conta aberta, o responsável pela movimentação bancária deve estar atento para evitar problemas no futuro. Portanto, o ideal é que o representante legal da organização somente autorize pagamentos, mediante documento fiscal correspondente.

Caso precise autorizar algum pagamento em que o prestador de serviços não possua nota fiscal, deve ser providenciado um recibo de autônomo, também conhecido como Recibo de RPA, e nesse caso deve solicitar esse recibo da assessoria contábil.

Para pequenas despesas pode ser retirada uma quantia da conta bancária, emitindo documento de saída e outro correspondente de entrada no caixa. Esse livro caixa deve ser bem controlado pelo tesoureiro, evitando problemas futuros com prestação de contas junto ao Conselho Fiscal e a Assembleia Geral.

Assim, ao final de cada mês com os documentos (movimentação financeira) que devem corresponder exatamente ao extrato bancário, o tesoureiro deve imprimir uma cópia do extrato bancário, correspondendo ao período do mês anterior completo, acrescentando os documentos que foram pagos via Caixa e via Banco, e entregar para a assessoria contábil, para que possa ser providenciado o balancete mensal da associação. Toda esta relação pode ser realizada de forma digital.

Diante de tudo isso, é sempre importante o apoio contábil e de gestão com profissionais especializados. 

Venha fazer parte da Rede Papel Solidário e garanta já o calendário de capacitações e mentorias mensais, tudo de forma online, com quem entende e atua há mais de 30 anos no terceiro setor. Preencha o formulário ao lado.

Gostaria de contar com a ajuda de especialistas? 

Nós podemos te orientar. 

Nossa equipe tem experiência de 30 anos e a Rede Papel Solidário tem mais de 500 membros, e todos nasceram com ajuda de nossa equipe.

Caso queira nossa ajuda, preencha o formulário ao lado e saiba que será um prazer para nossa equipe poder te ajudar.

Conheça a REDE PAPEL SOLIDÁRIO!

Somos uma organização da sociedade civil, com a missão de fortalecer o terceiro setor, conectar empreendedores sociais e disseminar soluções sustentáveis, através da plataforma online de aprendizagem continuada e mentorias especializadas, visando o crescimento do setor social.
Venha ser membro da Rede Papel Solidário.

Preencha o formulário ao lado e nos conte sobre sua demanda.

Compartilhe nas Redes

FALE CONOSCO!

Preencha o formulário abaixo e fale com nossa equipe.

Ajude nossa causa!

Se você sentiu sua pulsação acelerar, é o momento perfeito para alinhar sua colaboração com a Rede Papel Solidário. Oferecemos diversas formas de engajamento em nossa causa, que tem como propósito cuidar do planeta e das pessoas.

Atuamos com o apoio de investidores, doadores e parceiros. Se sentir o impulso de colaborar financeiramente, por favor, faça sua doação diretamente para a conta da ASSOCIAÇÃO INSTITUTO PAPEL SOLIDÁRIO no Banco Itaú-Unibanco S/A, Ag: 4465, C.c. 04520-3 ou através da chave Pix: 08.849.829/0001-75.

E, se você está animado por conhecer mais o nosso trabalho, por favor, entre em contato por meio do nosso formulário Faça Parte ou entre em contato pelo e-mail: contato@redepapelsolidario.org.br. Teremos o maior prazer em recebê-lo em nossa casa.

Vamos marcar um café pessoalmente ou virtualmente e alinhar propósitos para bem viver?