Coletor de lixo monta biblioteca com livros descartados

/, News, Solidariedade/Coletor de lixo monta biblioteca com livros descartados

Crédito de Imagem: Reprodução

O coletor de lixo Luciano Ferreira de Lima, de 37 anos, montou uma biblioteca em sua casa com livros que foram descartados, em Sorocaba, no interior de São Paulo. São cerca de 200 obras que haviam sido jogadas no lixo.

Muito antes de começar a sua coleção de livros, no entanto, Luciano precisou abandonar os estudos. Quando ele tinha apenas 11 anos, sua mãe faleceu e o pai tornou-se alcoólatra. Esse contexto o obrigou a se virar como podia.

Sem muitas oportunidades, ele acabou se envolvendo com as drogas e a criminalidade durante a adolescência. Posteriormente, foi preso por furto. Mas o tempo que passou na cadeia o fez querer reestruturar sua vida.

Em 2004, ele retomou os estudos e fez um supletivo. Como Luciano estava desempregado e morava longe da escola, a professora e os colegas dele o presentearam com uma bicicleta, para que ele não desanimasse com os estudos.

Foi nessa época que ele criou o hábito de ler. Os livros o ajudaram a melhorar sua escrita e seu modo de se comunicar.

Em 2017, Luciano começou a trabalhar como coletor de lixo e logo começou a identificar os livros descartados por onde ele passava. Desde então, ele não parou mais de alimentar sua biblioteca.

Atualmente, Luciano realiza palestras motivacionais em escolas e está se graduando em História para atuar como professor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Razões Para Acreditar

2019-08-15T15:23:00+00:00