Brasileiros se preocupam com desmatamento, segundo pesquisa

/, Nosso Planeta, Sustentabilidade/Brasileiros se preocupam com desmatamento, segundo pesquisa

A pesquisa global Earth Day 2019, realizada pela Ipsos, traz dados sobre questões ambientais que mostra o desmatamento como o tema mais importante para 53% dos brasileiros. Por outro lado, no mundo, o aquecimento global é considerado o tema mais prioritário para 37% dos entrevistados. Esse estudo contou com 19,5 mil entrevistados de 28 países, sendo mil brasileiros, entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março de 2019.

Outros assuntos destacados pelos brasileiros foram: poluição da água (44%), lidar com os resíduos que produzimos (36%), aquecimento global (29%) e esgotamento de recursos naturais (23%).

Outro tema com bastante destaque no Brasil foi enchente: 2 em cada 10 brasileiros (18%) dizem que é importante. O índice é o dobro da média global: 9%.

9 em cada 10 brasileiros (89%) estão também preocupados com os impactos de embalagens, como sacos plásticos e outros objetos que não podem ser reciclados e causam danos no meio ambiente. Globalmente, 81% dos entrevistados estão preocupados com o tema.

Uma boa parte dos brasileiros declara seu apoio pelas escolhas: seis em cada 10 (58%) entrevistados dizem que comprariam mais produtos feitos de material reciclado. O percentual está um pouco acima do resultado global (51%).

E como reduzir os impactos? Quase metade dos brasileiros consultados (48%) opinam que a principal forma de diminuir os impactos é forçar o governo local a gastar mais com reciclagem para que mais itens possam passar por esse tratamento. Esse dado está bem próximo da média global: 46%.

Eles ainda acreditam muito em campanhas de conscientização pública: 40%. Mais do que o restante do mundo (27%). Os brasileiros ainda acreditam que a responsabilidade por liderar a resolução do problema é distribuída entre fabricantes, governo, distribuidores e consumidores.

Acesse o estudo na íntegra aqui: https://bit.ly/2kgeu3b

2019-09-04T13:35:45+00:00