App facilita encontro entre pais dispostos a adotar e crianças aptas para adoção

/, News, Solidariedade/App facilita encontro entre pais dispostos a adotar e crianças aptas para adoção

A partir da assinatura de um convênio entre o Poder Judiciário, a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e o Ministério Público Estadual, um aplicativo para smartphones foi lançado visando facilitar o encontro entre casais dispostos a adotar e filhos aptos para adoção.

O aplicativo Adoção faz parte de um projeto acadêmico conduzido pelos professores da Apple Developer Academy da PUCRS, desenvolvido por discentes do curso de Desenvolvimento de Softwares, da Faculdade de Informática.

A ferramenta dinamiza o processo de adoção. As famílias que estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA)podem conhecer os rostos das crianças e jovens, suas características e sonhos.

 

Atualmente, no Projeto Busca-Se(R), da Coordenadoria da Infância e Juventude do RS, só é possível ter acesso a dados básicos como nome, idade, sexo, raça, condições de saúde e situação jurídica.

Obviamente, para manter o sigilo e privacidade devidos, as imagens ficam armazenadas em uma área restrita: o conteúdo fica disponível única e exclusivamente para pessoas aptas para a adoção, mediante cadastro e acesso fornecido pelo Poder Judiciário.

 

“Esta iniciativa nos proporciona fazer algo em favor da sociedade. Todos nós existimos, seja poder público, seja universidade, para gerar coisas positivas para a sociedade riograndense, na qual estamos inseridos. E para esta causa tão importante que vem a ser a nossa infância, que pode responder pelo futuro do nosso país, se for amparada, acolhida e plantada. E não abandonada”, afirmou o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini.

O software conta ainda com um espaço destinado ao público em geral, com informações básicas e sem identificação das crianças e adolescentes, além de conter assuntos e tira-dúvidas sobre a infância e a juventude.

 

App facilita encontro entre pais dispostos a adotar e crianças aptas para adoção

 

 

 

 

 

 

 

 

“Um aplicativo desenvolvido pelos nossos estudantes, que contribui para mudar a vida dessas crianças e adolescentes, e de muitas famílias”, resumiu a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Carla Denise Bonan.

O app Adoção está disponível no Google Play (dispositivos Android) e Apple Store (iOS). Saiba mais clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

Fonte: CNJ/Fotos: Reprodução/PUCRS

2019-08-02T14:08:04+00:00