O Prato Feito é parte do patrimônio nacional do Brasil. Presente na mesa de 10 em cada 10 brasileiros, a refeição é deliciosa, mas pode ser um tanto quanto exagerada.
Arroz, feijão, proteína e salada. Aqui pra nós, o PF oferece mais do que você precisa para se manter energizado e nutrido durante a jornada diária. Mas se o problema fosse só comer demais, seria fácil resolver.
O ‘#NovoPF’ é uma iniciativa do Instituto Akatu e Wunderman Thompson que propõe que repensemos o padrão do tradicional Prato Feito para que ele seja mais sustentável e nutritivo.
A ideia da ação é frear o aumento do desperdício de comida. No Brasil, cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos. E os principais ingredientes do PF – arroz e feijão (36%), carne (20%) e frango (15%) – são os mais desperdiçados.
Reavaliação
O cenário só muda com o pensamento coletivo. As pessoas precisam assumir responsabilidades e lutar para que menos comida seja jogada fora.
Em parceria com o Chef Rodrigo Oliveira (Mocotó), nutricionistas e especialistas em consumo consciente, um novo modelo de Prato Feito foi desenvolvido, redistribuindo os típicos alimentos que o compõe. O ‘#NovoPF’ conta com três tamanhos diferentes: P, M e G.

A ação do ‘#Novo PF’ Crédito de Imagem: Divulgação
O melhor, o ‘#NovoPF’ poderá ser encontrado nos restaurantes em breve. Ou seja, você vai poder saborear esse prato brasileiríssimo, mas em um novo formato, pensando na economia e na sua saúde. Desse jeito, o arroz e feijão ficam muito mais gostosos.
Outro exemplo da potência da alimentação como instrumento de desenvolvimento social é dado por Paola Carosella. A chef de cozinha aparece em vídeos de receitas criadas ao lado de refugiados.
Paola acompanha o preparo dos pratos e apresenta o programa. Na estreia, a argentina radicada no Brasil cozinha ao lado da síria Salsabil Matouk, que ensina a fazer mini quibe recheado. Para deixar o momento ainda mais especial, ela conta como mudou com o marido para o Brasil em 2014 e os efeitos da guerra na Síria em sua vida.
Fonte: HypenessBrasil