Quais são as obrigações fiscais de uma Associação ou ONG/OSC?

/Quais são as obrigações fiscais de uma Associação ou ONG/OSC?
Quais são as obrigações fiscais de uma Associação ou ONG/OSC? 2018-05-22T16:55:11+00:00

A assessoria contábil de uma Associação tem a responsabilidade de entregar em datas estipuladas, todas as obrigações fiscais para que a associação possa exercer suas atividades dentro da lei.

Atenção: O pagamento dos impostos é responsabilidade da associação, e não da assessoria contábil. Fique atento para evitar multas por atraso no pagamento.

A responsabilidade da assessoria contábil é limitada a entrega das devidas guias dos impostos.  Já o tesoureiro, deve realizar os referidos pagamentos nas datas estipuladas pelos órgãos públicos correspondentes, evitando multas, juros e outros impedimentos legais.

A tributação das associações é um dos maiores complicadores, principalmente por não haver indicações claras sobre todos os tributos (impostos, taxas e contribuições), e pelo fato de muitos tributos terem legislações diferentes nos vários níveis de governo (federal, estadual e municipal).

É importante considerar ainda as várias alterações que a legislação tributária vem sofrendo ao longo do tempo.

Portanto, é muito importante contratar um contador especializado no terceiro setor para dar a devida orientação sobre as obrigações tributárias de sua associação.

Se você tem interesse em  temas ou serviços relacionados ao terceiro setor, associe-se a Rede Papel Solidário,  clique aqui.

Venha nos abraçar e conhecer um pouco mais do Terceiro Setor.

“A Rede Papel Solidário tem sido muito importante e eficiente no suporte que deu à AAC na reformulação de nosso estatuto e regimento. E que nos dá no dia a dia em todas as nossas mais diversas consultas!”

Adelnice dos Santos Naime, Amigos do Coração
“A Rede Papel Solidário auxiliou a minha organização social na realização de ações solidárias, de ajuda mútua e filantrópicas, além de auxilio jurídico na elaboração de documentos para os órgãos públicos e relatórios anuais prestando contas das atividades que nossa instituição concede. Agradecemos todo apoio e conhecimento que a Rede Papel Solidário oferece a nossa comunidade, sem dúvidas tem sido imprescindível.”
Ivanildo de Oliveira Junior, União de Moradores

“A Rede Papel Solidário foi importante/ou auxiliou a minha organização social a estruturar estrategicamente e juridicamente nosso desenvolvimento.”

Gabriel Menezes, Instituto AUÁ
“A Rede Papel Solidário auxiliou a minha organização social ​a semear em solo fértil (Paixão), nascer com estrutura e processos (Valores) ​e colher com responsabilidade (Ética). É um exemplo de Generosidade traduzido em Trabalho Social.”
Alexandre Cesar da Fraga Pinheiro Junior, ECODAN
“A Rede Papel Solidário foi importante e auxiliou a Conviver na reestruturação administrativa, nos ajudando e orientando a traçar novos caminhos dentro do terceiro setor.”
Silvana Gramignoli, Conviver - Associação para integração ao jovem especial
Entrar em Contato

Fale Conosco

Conte com especialistas e consolide sua Organização!
Entrar em Contato